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Não é novidade para ninguém a importância que as mídias sociais ganharam no mundo do empreendimento, sobretudo na década atual, tornando-as um serviço muito precioso para o marketing digital.

O que antes era visto apenas como meio de entretenimento e lazer ganhou um poder muito mais significativo.

Facebook, Instagram, Twitter ou mesmo redes sociais menores e mais focadas em determinados segmentos se tornaram importantes aliadas do grande empreendedor, que passou a se familiarizar cada vez mais com os recursos que essas ferramentas podem oferecer.

No entanto, engana-se quem pensa que tudo o que você precisa é criar páginas nas redes sociais e abastecê-las com conteúdo diversificado. É preciso muito mais do que isso.

É preciso saber ampliar suas vendas online por meio de boas práticas de divulgação; e, para que tal conteúdo crie tráfego para a sua página, é necessário que o responsável pelo serviço tenha estratégias muito bem delimitadas, sendo capaz de gerar conversão e vendas para a empresa.

Você está procurando a melhor maneira de implementar mídias sociais em seu negócio para vender mais? Precisa de algumas dicas sobre como isso deve ser feito? Quer saber como esse meio pode servir para criar engajamento e uma boa relação com seu cliente? Pois então você veio ao lugar certo.

Nas próximas linhas, confira algumas das principais maneiras para implementar as mídias sociais em seu negócio. Traremos alguns pontos primordiais para que as redes sociais possam atuar como um importante meio de marketing digital, de forma profissional e qualificada, atendendo aos anseios dos clientes no mundo empreendedor moderno.

Oito Boas Práticas em Mídias Sociais para Empresas Alavancarem Vendas

Dicas de como as mídias sociais devem ser articuladas em um empreendimento

 

1# – Quem deve ser responsável por esse serviço

O responsável pelo serviço deve ser alguém que precisa ser visto com muita atenção.

Isso porque o único profissional que é capaz de desempenhar tal função com a competência que ela exige é o analista de mídias sociais. Muitas empresas optam também por contratar serviços de agências digitais para exercer tal função, o que também é uma boa ideia. Mas, de todo modo, o importante é que você trate a missão de cuidar das mídias sociais como algo fundamental para o marketing digital da sua empresa.

Quem mexe com mídias sociais sabe que esse é o tipo de serviço que necessita de pessoas capacitadas e não pode ser visto de maneira leviana, acreditando que qualquer funcionário de uma empresa pode ser desviado para acumular tal função.

O que acontece é que, muitas vezes, as mídias sociais não são tratadas com a devida importância, o que configura um erro crasso. Então o empreendedor, como forma de economizar, acaba delegando essa função para qualquer funcionário da empresa.

Não dá para cobrar resultados concretos de ferramentas de marketing digital se você não souber usufruir de tudo que ela pode lhe oferecer, utilizar a linguagem adequada e cativar o público pelas postagens. Nesses casos, de nada adiantará manter esse perfil atualizado.

2# – Monitorar, estudar e entender

Quando falamos em monitorar, estudar e entender, nos referimos a um bom planejamento diante das funcionalidades que as redes sociais proporcionam.

Uma peça chave para o trabalho em mídias sociais é o monitoramento. Não existe uma boa ferramenta de marketing digital que não seja devidamente monitorada e alimentada. O que queremos dizer com isso?

Queremos dizer que é importante que você crie canais de comunicação com seu cliente a partir dessas ferramentas. Ouvi-lo para, posteriormente, implementar ações, procurar saber como ele se relaciona e, em seguida, buscar influenciar tais conversas da maneira mais adequada e correta possível.

Com isso, é fundamental que você analise, de maneira bem detalhada, a situação da sua marca nas redes sociais.

Também é importante que você faça uso desse meio para ficar de olho no que seus concorrentes estão fazendo. Não para copiar o que é feito, mas para comparar o tipo de ação e tomar suas próprias decisões.

3# – Estabeleça um planejamento

Não se faz uma boa ação de marketing digital sem um planejamento bem estabelecido.

E o que é necessário para um bom planejamento?

É importante que você coloque no papel tudo de maneira bem detalhada. Como pretende atuar, aonde quer chegar com suas ações, quais os objetivos e metas que você deseja alcançar.

Estratégias ligadas à gestão de marketing, aos contatos e relacionamentos com clientes e ao atendimento prestado a eles são alguns dos planos que precisam ser traçados.

Faça o planejamento com base no público-alvo com o qual você vai atuar. Tenha esse nicho muito bem delimitado antes de implantar qualquer ação específica.

Para isso, o analista de mídias sociais também precisará saber bem como deverá ser a interação da empresa para qual ele presta serviços com o seu público.

Dessa maneira, é preciso delimitar a linguagem a ser utilizada, a forma da abordagem que você vai preferir para cativar seu público.

Se você vai preferir opções mais interativas, se vai optar pela utilização de promoções, ou escolher algo com caráter mais informativo, se sua preferência é por uma ideia mais comercial, enfim, isso precisa ser definido após uma boa análise do seu nicho e da maneira que você julgar mais pertinente para os resultados que pretende alcançar.

É interessante que você também procure listar sobre o que vai falar, suas especialidades – ou seja, as principais competências da sua empresa. Dessa maneira, você terá um limite seguro para poder trabalhar e compartilhar informações com seu público, sem deixar seu trabalho disperso e pouco eficaz

Todo esse planejamento também o ajudará a delimitar os canais mais adequados para uma determinada ação que você esteja procurando colocar em prática. Ou seja, em quais redes sociais você deverá investir, de acordo com os interesses da sua empresa. Não adianta promover qualquer tipo de ação em todos os meios, é preciso planejar, ver qual será o mais adequado para cada situação específica.

Veja alguns planejamentos específicos que podem servir de dicas para ações do seu empreendimento:

  • Planejamento de gestão de crise: Liste todos os temas que podem gerar esse tipo de situação e, a partir disso, preestabeleça os pontos positivos de cada questão.
  • Orientação dos colaboradores e das equipes: Esses são os principais portadores da imagem da empresa, será necessário que eles estejam devidamente orientados e em concordância com as ações que serão implantadas.
  • Táticas de como atuar em cada rede social: Cada rede social possui particularidade, e traçar táticas a partir desses recursos é fundamental para o êxito do serviço de mídias sociais. Isso ajudará na criação de vínculo com o público.

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4# – Saiba adaptar seu plano diante das necessidades

Imprevistos são comuns e o analista de mídias sociais precisa estar apto lidar com eles. É preciso saber como proceder quando as coisas não dão certo.

Muitas vezes vai ser necessário promover um plano B, mudando estratégias no meio do caminho para corrigir falhas e trilhar caminhos mais efetivos e vantajosos.

Ou seja, além dos planejamentos precisarem ser flexíveis para possíveis adaptações serem feitas, também será necessário que o profissional responsável seja capaz de agir dessa maneira.

É preciso que seja realizada uma avaliação rotineira das estratégias que estão sendo realizadas para, a partir dela, definir quando for o caso de promover esse tipo de adaptação.

5# – Mensurar os resultados obtidos

Também é função do analista de mídias sociais a avaliação dos resultados obtidos.

E para que isso?

Nada adiantará implementar ações, fazer todo um planejamento em torno das ações, com foco em todos esses quesitos que citamos nos itens acima, se você não mensurar, não souber avaliar o que foi obtido a partir disso.

É preciso estar sempre aprendendo com isso também. Se uma ação deu certo, vislumbrar um novo momento para que ela possa ser repetida. Se não deu, avaliar o motivo pelo qual isso aconteceu e tentar corrigir os erros, quando possível, em uma próxima implementação. Quando não for possível corrigir os erros, não repetir uma ideia que não deu certo e que não tem como ser consertada.

Tudo isso você só vai saber pesar quando for capaz de fazer uma análise dos resultados alcançados.

No entanto, é preciso frisar que não se mensura resultados apenas pelo número de seguidores da sua página – muitas vezes, por lá estão amigos seus e não necessariamente potenciais clientes – pelo número de posts ou tweets. Isso faz com que você tenha a sensação enganosa de que a página está fazendo mais sucesso do que realmente está.

Muito mais importante do que isso é você analisar a influência que você está gerando, o engajamento e relacionamento com seus clientes, a popularidade que você está sendo capaz de alcançar. Tudo isso é muito mais importante para sua análise de resultados.

Para completar este tópico leia sobre, As Métricas da Vaidade e como Evitá-las!

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Dicas específicas para cada tipo de rede social

Neste item, relacionaremos algumas dicas específicas para cada uma das principais redes sociais em questão. Para isso, selecionamos algumas das redes sociais de maior abrangência: o Twitter, o Facebook e o Instagam. Vamos falar um pouco sobre as principais premissas na utilização de cada uma. Confira:

1# – Twitter

– Respeite a dinâmica da rede: Ou seja, é importante que você aprenda a fazer textos bem curtos, obedecendo uma lógica, sintetizando bem o que deseja falar. Eles não podem passar de 140 caracteres, dessa forma, capacidade de resumir é fundamental.

– Foco na informação: Na utilização do Twitter, é importante que você tenha foco na informação, e não nas pessoas. Isto porque é um meio que se dirige a um número muito grande e diversificado de pessoas. Procurar uma linguagem mais simples e abrangente possível é fundamental.

– Vários tweets: Neste caso trata-se de uma sugestão de cautela. Tome cuidado com mensagens longas divididas em vários tweets. Elas são mais difíceis de serem lidas e não trazem uma boa comunicação com seu público.

– Análise do público: Observe bem como as pessoas costumam consumir seu conteúdo e saiba fazer as adequações a esses interesses. O mesmo conteúdo pode ser publicado de maneiras diferentes.

– Seja transparente: Em uma rede social tão direta como o Twitter, quanto mais facilmente seu público souber o que você deseja, melhor será.

– Promoções: São bem válidas, mas é preciso tomar cuidado para não infringir os termos de uso. Por exemplo: aquelas que incentivam usuários a fazerem spam, como “vence quem der mais RTs”.

2# – Facebook

Avalie se é o caso de investir em uma Fanpage ou em um perfil comum – embora na Fanpage você não possa adicionar e tampouco tenha acesso a outras funcionalidades pessoais, ela não tem limites de pessoas a adicionar e é o tipo de proposta que costuma cair no gosto do público, já que não o incomoda constantemente.

No entanto, é muito boa para divulgar eventos, para ganhar visibilidade no Google, além de ser de fácil promoção e permitir arquivamento ilimitado de fotos e vídeos.

Novamente, cabe ao analista de mídias sociais ou à agência responsável escolher a opção que julgar mais conveniente.

3# – Instagram

O Instagram é a rede social do momento. Embora as duas primeiras já sejam consagradas, mas elas não possuem o mesmo crescimento no número de usuários do Instagram, que ainda continua se fortalecendo de maneira bastante intensa.

A principal dica sobre ele é saber investir nas fotos mais impactantes, de acordo com o objetivo pontual do seu negócio e do efeito que você pretende causar. Com isso, é importante saber utilizar os recursos que a ferramenta propõe, como os filtros, por exemplo.

Assim como no caso do Twitter, em que as mensagens são pequenas, também será importante que você invista em mensagens curtas e bastante sintéticas.

E então, gostou destas dicas? Se houver alguma dúvida, não deixe de comentar logo abaixo, pois teremos todo prazer em saná-lo. Procuraremos responder aos seus questionamentos o mais rapidamente possível.