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Vejo muito empresários comentarem com bastante entusiasmo, o seguinte: “Acabei de reformular o site do meu negócio, e ficou a coisa mais linda, o design é perfeito, a navegabilidade fácil e intuitiva”.  Analisei o site visualmente e realmente estava no capricho e bem bonito, moderno e aparentemente fácil de navegar. Ai eu disse: “Realmente dou os parabéns, pois visualmente esta muito bom”.

Ai chega a hora da consultoria em marketing digital entrar em campo, e faço somente três perguntas:

  • Primeira pergunta: Faz quanto tempo que o site novo entrou no ar? Ele respondeu: Um pouco mais de 3 meses.
  • Segunda pergunta: Este site já vendeu quanto? Ele respondeu: Ééééé, estamos divulgando, as pessoas devem estarem acessando.
  • Terceira pergunta: Você consegue me fornecer as métricas “relatórios” desde a data de quando o novo site entrou no ar? Ele respondeu: Não tenho, nem sabia que existia esses dados.

Mas antes de terminar essa historinha, quero que você veja primeiro essas 7 Dicas para Transformar seu Site em uma Máquina de vendas, depois volto com o final dessa história, e ai você vai entender o motivo porque fiz este artigo, beleza?

Antes de começar não vou comentar nada sobre design e navegabilidade, e sim dicas estruturais de para um site ficar otimizado nos os mecanismos de busca como (Google, Bing e Yahoo) e se tornar um site vendedor, para atrair o visitante e fazer ele adquirir seu produto ou serviço.

Dica #1 – Hospedagem do site

Sei que existem inúmeras empresas de hospedagem de sites com preços que nem eu acredito, já vi empresa cobrar R$ 2,99 por mês, inclusive até de graça. Recomendo de coração, não adquiria um serviço com este valor, o barato sai caro, escolha uma empresa de hospedagem com uma excelente estrutura de tecnologia e suporte 24 horas com chat online e telefone, o valor em média de um bom serviço de hospedagem custa em torno de R$ 50,00 à R$ 80,00 por mês, para sites com até 2.000 (duas mil) visitas diárias.

Dica #2 – Estrutura do site (otimização seo)

Antes de começar a essa dica vou explicar o que é SEO – Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), também conhecido como otimização de sites, é rapidamente definido como uma forma de aumentar os acessos do seu site através de um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que um site melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google, Yahoo e Bing.

Quem é que não quer ver o site da sua empresa na primeira página do “Google”? Ou na cobiçada primeira posição, sem ter que pagar por anúncios. Pois bem, infelizmente não é só fazer o site com um design impecável colocar no ar e pronto, antes de vir o design e preciso planejar uma boa estrutura de códigos para facilitar a leitura desses mecanismos de busca para avaliarem e identificarem a relevância do conteúdo de seu site. O Google não que saber se seu site é lindo de morrer, ele está preocupado em dar o melhor resultado e a melhor informação para o usuário que faz a busca (é por isso que você sempre recorre ao Google para buscar por alguma informação e sempre ele sempre vai te dar a informação que que você precisa), se seu site estiver estiver com a estrutura de códigos bem formatada e dando continuidade no trabalho de otimização, além de estar hospedado em servidores de boa performance (isso irá influir no carregamento rápido do site), sim o Google exige que você tenha um site que carregue rápido para o usuário.

Tem outro detalhe, e muitos profissionais negligenciam estes itens que irei dizer agora, que são as imagens e outros diversos arquivos incorporados no site, é necessário otimizar também, usar técnicas e conhecimentos para deixá-los todos mais leves, isso influi no carregamento mais rápido do site na tela do usuário, e o Tio Google adora isso, pois sobrecarrega menos os seus servidores no momento da busca.

Como você enxerga um site

7 Dicas para Transformar seu Site em uma Máquina de Vendas

 

Como o Google enxerga um site

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Exemplo de nosso resultado no Google

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Dica #3 – Design,  Navegabilidade e Responsividade

Você pensava que eu não iria falar sobre design, acho que fui até meio ríspido em relação sobre o design de um site no começo do artigo. Mas pelo contrário sou extremamente a favor de um design impecável, sou até chato em relação a isso, pois adoro ver um site com um belo design, com boas ilustrações e conteúdo, boa navegabilidade, enfim, algo no estado da arte.

Já deu pra notar a sequencia nestas 3 primeiras dicas? Primeiro falei sobe hospedagem, este serviço tem a tecnologia para entregar o site de forma mais rápida possível na tela do usuário quando solicitar seu site. Na segunda dica falei sobre a otimização do site, para ser um site leve e uma formatação de códigos para o Google e assim trabalhar para posicionar o site na primeira página como também nas primeiras posições, quem sabe até na primeira posição, como mostra o nosso resultado na primeira posição, sem pagar por anúncios, na palavra-chave “consultoria em marketing digital” na cidade de Fortaleza – CE, onde somos sediados. Resumindo temos que ser o próprio exemplo e cartão de visita (rsrsrsrsrsrsrs).

Se o usuário solicita o site, teve carregamento rápido em sua tela e visualiza um design bacana com conteúdo relevante ao interesse dele, este foi um bom início, pois já conseguiu atrair a atenção do visitante.

E para encerrar essa dica vou falar sobre responsividade de um site. O que responsividade de um site? Simplesmente e fazer um site responder “encaixar” nas telas de diversos dispositivos como monitor do computador, notebooks, tablets e celular. Fazendo o usuário ter uma ótima experiência de visual e navegação, voltando a repetir o Google também adora um site responsivo.

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Dica #4 – Marketing de Conteúdo

André, o que é esse tal de marketing de conteúdo? Marketing de Conteúdo são artigos “conteúdos” desenvolvidos focado em gerar valor para o seu público alvo, podem ser dicas, comparação de um serviço ou produto “X” comparando com o produto ou serviço “Y”, enfim um conteúdo que seja bastante interessante para o seu publico alvo.

Agora vem o pulo do gato, estes conteúdos servirão para o usuário começar a criar confiança no seu negócio, gerando valor para ele pelo que você fornece gratuitamente “os artigos, um ebook, um vídeo, etc.”, exatamente o que estou fazendo com você agora neste artigo, é onde o seu negócio ou você vai mostrar que é especialista e entende do assunto, levando este consumidor à adquirir o seu produto ou serviço.

Como é a melhor forma de organizar esses conteúdos em meu site? Através de um BLOG, exatamente como você esta vendo aqui neste artigo, onde o visitante poderá ler e consumir mais conteúdos relevantes e assim irá gerar mais autoridade e intimidade com o seu negócio, agora vem o melhor … Cada artigo publicado é indexado no Google, então este usuário pode cair no seu site através de um artigo publicado no blog, quanto mais conteúdo de qualidade for desenvolvido, mais pessoas com interesse em seus produtos e serviços irão visitar seu site.

Dica #5 – Prova Social

A prova social é um conceito que eu chamo de efeito manada, pra onde vai a multidão mais pessoas irão atrás, vou listar aqui a abaixo duas provas sociais que são interessantes e como você deve aplicá-las em seu site.

  • Depoimento de Clientes – Esta prova social é a minha preferida principalmente se for em vídeo, seu futuro cliente está vendo um vídeo de depoimento de um atual cliente, isso quebra muitas objeções. Depoimento em texto também é interessante, mas é importante colocar o nome e sobre nome do cliente na assinatura do depoimento (vai que o visitante queira buscar essa pessoa no facebook para perguntar para a ela como foi a experiência dela com sua empresa), e se puder publicar a foto cliente no depoimento é melhor ainda. Eu mesmo faço isso como cliente.
  • Seguidores nas Redes Sociais – Implemente no seu site os “widgets”, que são quadros personalizados das redes sociais que você utiliza (facebook, youtube, twitter, google+, linkedIn, instagram, etc). É uma opção fácil para o usuário caso goste do seu conteúdo, ele só dá um clique e já esta seguindo você em suas redes sociais, neste quesito vem o ditado quanto mais melhor, as pessoas tem o instinto de seguir algo que outras pessoas seguem e também tem o fato de mostrar que você realmente existe, lembra do que falei do efeito manada, é exatamente isso.

Dica #6 – Captura de E-mails e Relacionamento

Essa parte eu acho FANTÁSTICA, mas … infelizmente vejo muitas agências e profissionais que não usam de forma eficiente, pelo contrário faz é assustar o cliente, acho que você já me entendeu. Quando alguém coloca um e-mail em algum cadastro, recebe aquela enxurrada de e-mails com ofertas uma atrás da outra, no final você nem compra nada e ainda descadastra o seu e-mail.

Mas vamos ao que interessa, primeiro aja de forma estratégica, ofereça algo de muito valor ao usuário para ele chegar a cadastrar seu e-mail (uma vídeo-aula ou um e-book por exemplo), estude locais estratégicos para inserir as capturas de e-mail no site de seu negócio, assim em alguns momentos essa caixa de cadastro do e-mail pode passar despercebido pelo usuário, por isso é importante distribuir de forma estratégica essas caixas de captura de e-mail em seu site.

Agora com posse do e-mail do usuário, é hora de você primeiro criar um relacionamento com ele (começar o namoro devagarzinho), oferecendo conteúdo do interesse do usuário e com muito valor, e assim irá gerar uma confiança em seu negócio e ele realmente vai constatar que você entende do assunto ou seu produto é bom, e caso o usuário tenha interesse de adquirir seu produto ou serviço, chegando essa hora você irá fazer a oferta e fechar a venda. $$$$$$

Dica #7 – Teste A/B

Minha jornada no marketing digital faz com que eu aprenda algo todo santo dia, eu tenho plena convicção que tenho bastante conhecimento, mas sempre em algumas situações o cliente me pergunta se acho melhor usar uma imagem “X” ou botão “Y”, ai eu sempre digo: “comigo não existe achismo”, e termino a resposta assim: “vamos testar”, é claro que uso minha intuição inicial para ganhar tempo, imagine testar de tudo, assim vamos perder um ano, existem coisas que já sei o que funciona e o que não funciona.

O que são Teste A/B ? É bem simples de explicar o que são testes A/B, por exemplo seu site tem uma página de um produto ou serviço e nesta página eu tenho um botão de ação para que o visitante possa clicar e solicitar um orçamento, ou comprar o produto direto de seu site. Por exemplo, nesta página você recebe 100 visitantes por dia, então com um sistema de teste A/B eu vou direcionar 50% desses visitantes para a página “A” original (já existente) e os outros 50% dos visitantes restantes será enviado para uma página “B” idêntica com o mesmo conteúdo, mas com algumas variações de formatação e cor, como: botão de ação, formato do texto, etc, E assim vamos deixar rodar por alguns dias.

Continuando o exemplo, depois de alguns dias temos um relatório, no qual mostra a imagem de exemplo abaixo, a página “A” teve 46% de conversão, então de 50 visitantes 23 pessoas solicitaram um orçamento ou compraram o produto, em quanto a página “B” obteve 54% de conversão, dos outros 50 visitantes 27 pessoas solicitaram um orçamento ou compraram o produto, resumindo a página “B” ganhou, conseguimos um crescimento de 17,5%, detalhe esse é o primeiro teste, assim iremos continuar mais testes na mesma página, essa variação de testes pode chegar até 70% de crescimento. Esse tipo de teste é constante, eu chamo isso de “raspar geral ou tirar leite de pedra”, rsrsrsrsrsrs.

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… Mas lembra do empresário que comentei no começo desse artigo? Poise, ele pagou R$ 15.000,00 (quinze mil reais) para agencia somente para fazer o site (design, alguns conteúdos e deixar no ar), Claro que ele teve que fazer mais investimento com a  consultoria em marketing digital para poder arrumar a casa, e ainda teve o gasto com a agência que fez o site para corrigir e organizar “otimizar” a estrutura dos códigos do seu site e outras coisas, mas a culpa não foi dele e sim da agência que ele contratou, enfim saiu caro fazer algo sem uma orientação de um profissional especializado em vender pela internet.

Fazer site um site não significa que você vai vender e atrair mais clientes através da internet. Sim, vai conseguir, mas com o conhecimento de um consultor de marketing digital especializado em vendas online.

Infelizmente uma grande maioria de agências digitais somente focam no design do site o “visual“, tecnicamente falado o frontend, não se preocupam neste detalhe de aplicar paralelamente e com excelência as técnicas avançadas de “SEO – Search Engine Optimization” (otimização para mecanismos de busca), no qual é um dos fatores de extrema importância, pois irá posicionar sua empresa no Google para as palavras-chaves que envolve o seu negócio. É onde o seu site começa a brigar para estar na primeira página e consequentemente nas primeiras posições, e assim começar a gerar vendas.

Para finalizar a história do meu cliente … em alguns meses começou a ter o retorno, recuperou seu investimento e hoje está feliz pra caramba, 70% de seus clientes vem através da internet e recuperou todo prejuízo.

Se você for realmente investir na internet para aumentar seus lucros, recomendo imensamente que busque a orientação de uma consultoria de marketing digital especializado em vendas online.

Não deixe de conferir este conteúdo: 6 Motivos para Investir em uma Consultoria de Marketing Digital

Como eu sempre digo, fazer um um site, até meu sobrinho faz, agora fazer esse site vender e gerar lucros é onde separa os homens dos meninos.

Consultoria GRÁTIS e Exclusiva: Iremos analisar e fornecer um Diagnóstico Completo para sua Empresa Vender Mais todos os dias através da INTERNET.