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A internet tornou-se uma ferramenta imprescindível para o nosso dia a dia. A maioria das pessoas utiliza esse meio de comunicação e de mídia para realizar diferentes tarefas e atividades, seja para entreter, trabalhar, estudar, fazer compras ou simplesmente para navegar entre sites e adquirir novos conhecimentos.

Hoje os usuários estão sempre conectados, fazendo com que as barreiras entre países e continentes pareçam muito pequenas. A internet possibilitou a globalização, que permite tal relação mais próxima entre as pessoas que buscam novas informações.

Isso quer dizer que, para chamar atenção desse usuário é preciso de planejamento e organização, deve ser criado um plano de marketing que vise ao engajamento, à presença e, claro, à fidelização. Mas fica a pergunta: seu negócio faz isso?

É cada vez mais frequente observar negócios migrarem para a era digital, uma vez que grande parte do público-alvo se concentra naquele meio. Por isso a importância de sempre atualizar e adaptar o seu negócio para as necessidades e expectativas desses usuários.

Então, o que propomos no texto de hoje é indicar quatro comportamentos universais do usuário na internet, a fim de você reavaliar a sua posição online e verificar se está atendendo a essas demandas os comportamentos, de modo que exista a fidelização ou a retenção de clientes e usuários para o seu negócio. Vamos lá?

Comportamento #1 – Busca em sites de pesquisa

Os sites de pesquisas dão liberdade para conhecermos do mundo e mais um pouco. Podemos acessar sites governamentais, redes sociais, descobrir o clima de cada região e realizar pesquisas acadêmicas com artigos científicos muito bons. Pode-se dizer que os sites de pesquisa têm uma infinidade de possibilidades, basta o usuário digitar e pronto.

Em geral, todo usuário utiliza a web para fazer pesquisa, acessar sites ou simplesmente buscar uma solução para o seu problema. O Google é um exemplo clássico disso e é muito popular dentre os usuários.

Quando estamos em busca de uma informação específica digitamos no site de pesquisas e, dependendo do que for apresentado, Google faz determinadas recomendações, baseadas em originalidade, qualidade e relevância dos conteúdos dos sites.

Isso leva o tráfego orgânico para o resultado de busca, pois de forma “natural”, o usuário acaba clicando nos links que figuram entre os primeiros resultados expostos.

Por isso, é tão necessário fazer investimento em conteúdo de qualidade para melhorar o ranqueamento do seu site nos motores de busca. Seu negócio também não pode deixar de se preocupar com isso.

O que queremos dizer é que: quando o seu negócio não está bem ranqueado nos motores de busca, a probabilidade de os usuários encontrarem o seu site é muito pequena. Então, é necessário investir nesse tipo de estratégia para obtenção de tráfego.

Saiba que para melhorar o posicionamento é recomendado que se invista em SEO, palavras-chave e muito mais. A equipe de marketing deve conhecer o público-alvo e promover, dessa maneira, o engajamento.

E então, seu negócio está com destaque nos sites de busca?

Comportamento #2 – Acessam redes sociais

O segundo comportamento universal de usuário na internet é o acesso às redes sociais. O crescimento desses sites de relacionamento tem sido expressivo, pois o usuário se manifesta com desejo de comunicação com outras pessoas, fazer amizades e até encontrar conteúdos que inspiram e nos deixam mais animados e motivados. Sabemos o quanto as mídias sociais podem expor de absolutamente tudo.

Bem, mas e a sua marca, o que tem a ver com isso?

Como os usuários estão sempre conectados no Facebook, Twitter, Instagram e assim por diante, é função das empresas estar lá também, divulgando os seus serviços e produtos e, acima de tudo, engajando, construindo uma identidade junto ao público-alvo.

Se isso não ocorrer, você está se distanciando desse público, seus futuros clientes. Uma das regras principais de qualquer negócio é estar presente nas mídias sociais e isso não se trata apenas de ter um perfil oficial, é necessário conteúdo, ações que levam o público a conhecer melhor o seu negócio, entende? Saiba que a concorrência pensa muito nisso e se você não correr atrás, ficará mais difícil conquistar os usuários.

Não podemos nos esquecer de citar o Youtube, a plataforma midiática que é muito popular e se mostra uma ponte para a divulgação e engajamento do seu negócio. É importante que saiba que o usuário acessa diferentes mídias de formatos diferentes, logo, é sugerido que se invista em plataformas que vão mostrar a identidade da marca de uma maneira clara e veiculando uma experiência, sem nada superficial.

Por isso que a questão é: seu negócio está nas redes sociais de forma estratégica, gerando e distribuindo conteúdo de valor? Reflita sobre isso.

Comportamento #3 – Consomem conteúdo

Não podemos deixar de citar conteúdo. Apesar de ter comentado um pouco sobre o tema nos tópicos anteriores, todo usuário consome conteúdo. E não qualquer conteúdo, mas o fato é que os usuários estão seletivos, buscando conteúdo relevante, útil, que vá aumentar o seu conhecimento e/ou resolver seu problema.

E quando se fala em conteúdo, estamos diretamente na área do marketing de conteúdo. Não adianta escrever qualquer coisa ou ter um juízo de valor muito forte sem ao menos pesquisar sobre o comportamento do público-alvo, verificar o que ele está procurando e tentar, a todo custo, atender às suas necessidades e expectativas. E a maioria dos negócios que migram para o digital está fazendo isso, afinal, tudo é sobre como você engaja, conquista, chama atenção.

Muitos pensam que é necessário apenas ter blogs e sites oficiais. Além de investir na sua própria página, as redes sociais não podem ficar de fora. E engana-se quem pensa que pode ser apenas texto corrido com subtítulos. Há outras formas de conteúdo.

Lembre-se de uma coisa: você pode divulgar qualquer formato de conteúdo, o importante é atrair, conquistar, engajar. Logo, investir em vídeos, infográficos, webinars, imagens e e-mails, por exemplo, enriquecem ainda mais o formato da sua página, das suas redes.

Esse é mais um tópico que merece consideração em relação ao seu negócio. Não adianta postar conteúdo que não irá melhorar a relação com o usuário, porque isso é fraco, é indiferente. E saiba que quanto mais conteúdo relevante tiver, melhor o posicionamento nos motores de busca. Está vendo como tudo está conectado?

E então, seu negócio está produzindo conteúdo relevante, que impacta a vida cotidiana do usuário?

Comportamento #4 – Checam e-mails

E por último, o quarto comportamento do usuário na internet é checar e-mails.

Podem ser promocionais, profissionais ou até pessoal os e-mails fazem parte das nossas vidas porque são práticos, ágeis e prontos. Sim, existem aplicativos de mensagens, como o WhatsApp que também permite essa comunicação direta. Entretanto, o e-mail é um componente essencial para qualquer negócio.

O sucesso do e-mail marketing se deve ao seguinte fato: para conquistar novos clientes e se conectar com os usuários, o e-mail pode ser a opção mais rentável. Primeiro que é o envio em si é de graça, segundo que você pode usar softwares que automatizam os envios, conseguindo descobrir quem abriu, quem recebeu etc.

O e-mail faz com que você construa uma relação de confiança, guiando o usuário por entre o funil de vendas ou a jornada do cliente para que, no final, se torne um cliente fiel, leal. Porém, convém lembrar que apenas o e-mail não é suficiente, por isso que estamos falando dos 4 comportamentos de todo usuário.

O e-mail é a cartada final (ou o início) de qualquer campanha de marketing. Não tem o porquê de você não investir nessa ferramenta. Pode ser que você ache que e-mail está fora de cogitação, mas novamente está enganado. Dependendo do segmento do seu negócio, o e-mail é um canal de comunicação para que o usuário tire suas dúvidas ou forneça feedback para você, já pensou nisso?

E-mail é íntimo, ajuda no engajamento, fideliza uma relação, principalmente se você já estiver online nas mídias sociais, por exemplo. E lembre-se de que o e-mail também deve ter um conteúdo valioso e informativo, caso contrário, não valerá a pena.

E então, sua empresa se relaciona com o público via e-mail? E-mail é íntimo, ajuda no engajamento, fideliza uma relação, principalmente se você já estiver online nas mídias sociais, por exemplo. E lembre-se de que o e-mail também deve ter um conteúdo valioso e informativo, caso contrário, não valerá a pena.

Considerações finais

O que dizer desses 4 comportamentos do usuário na internet? A relação entre todos é muito interdependente para quem está migrando para o ambiente digital. É necessário pensar em todas essas estratégias de modo que você conquiste e atraia o público para o seu serviço e produto.

Se o seu negócio não fizer uso dessas estratégias, se não tiver valor, for desinteressante, ou inútil, despachará o cliente em vez de atrai-lo. E isso é mais comum que você imagina. Fazer todo esse planejamento requer tempo e muita pesquisa para compreender o que o público-alvo quer, o que procura e como você pode ajudá-lo.

As estratégias irão ajudar o seu negócio a se posicional melhor em relação à concorrência.

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